Senso de autocrítica

485682_376776475694825_100000874270632_953675_588550902_n_large

Dizem que os maiores homens que passaram pela terra tinham um grande senso de autocrítica para com eles mesmos. Esse é um elemento que falta para a maioria das pessoas: Elas se iludem, se escondem atrás de seus vícios e virtudes, dão um pequeno passo para frente e já pensam que a caminhada terminou ali. A caminhada nunca termina, é isso que as pessoas que já desenvolveram um senso autocrítico entendem com facilidade.

Um homem que critica á si mesmo tenta assumir as rédeas de sua vida. Ele não quer ser dominado pelo seu ego ou pelos seus demônios particulares. Eu não digo que você tem que ser um extremista como Gandhi. Dizem que Gandhi aos 70 anos ainda sofria por ter sonhos eróticos. Ele realmente sofria, pois ainda que conseguisse dominar completamente o seu consciente, o seu subconsciente o dominava quando ele dormia. Eu não quero ser como Gandhi, nem um pouquinho.

O que eu procuro em minha vida é olhar para mim mesmo. De vez em quando eu me pergunto: “O que diabos eu estou fazendo?” e a resposta sempre é diferente. Não me repito para comigo mesmo. Supero os delírios da minha mente todos os dias. Não penso em “assim é o suficiente”, sempre posso melhorar. O que eu penso é: “Para onde eu vou agora?”. E sempre que eu alcanço um objetivo, aparece outro. Sempre que eu supero um vício, percebo outro. Mas, você sabe… Eu realmente gosto desse processo. Viver é isso, afinal. Estar sempre procurando o melhor.

Aqueles que não possuem esse senso se autocrítica, passarão a vida inteira na miséria intelectual e espiritual. Farão papéis de bobos defronte ao espelho e nunca serão capazes de compreender essa experiência alucinante que é a vida. Sou minha própria cobaia. Quero me testar, me experimentar. Quero tudo o que a vida oferece. Daí então, estarei livre da prisão do “eu”.

ComentAnderson

