Você não está no controle de nada

maravilhoso mundo de anderson

Existe um grande espelho lá em cima, mas ele não serve para que arrumemos nossos cabelos. Ele está acima das nuvens e não podemos vê-los durante a maior parte de nosso tempo. De vez em quando ele se revela. Ele responderá todas as perguntas que você fizer.

Eu estava bastante calmo naquele dia e subitamente comecei a tremer. Não conseguia deixar meus pés ou mãos parados e sentia meu coração saltando pela boca. Olhei para cima e vi o grande espelho. Soube que ele tinha me escolhido naquele dia, mas que poderia demorar para vê-lo de novo. E eu vi a mim mesmo em seu reflexo. Nessa hora você sabe que tem algumas coisas a ouvir.

-Bem… – disse o espelho – Faz algum tempo que não nos vemos. Qual a sua desculpa?

Eu sabia do que ele estava falando… Tinha algumas eternas promessas que eu nunca cumpria. Olhei para minha mão, que segurava um cigarro como se estivesse guardando um segredo. De vez em quando a percepção é a nossa maior aliada e vemos que temos o instinto de construir nossa vida ao redor das coisas erradas: dinheiro, poder, vícios.E nesse momento de iluminação você respira profundamente e tudo aquilo vai embora.

-Tenho andado com medo! – respondi sinceramente, por mais difícil que fosse admitir.

-Medo de mudanças? – perguntou o espelho no céu, mesmo que ele já conhecesse todas as minhas respostas.

Respirei calma e pausadamente, deixando o medo da sinceridade para lá. Existem esses momentos mágicos na vida em que não podemos esconder a verdade ou enfeitá-la. Devemos ser completamente sinceros, como se entregássemos nossos corações.

-Sim! – respondi – Medo de mudanças.

-Mas dentro de ti há a vontade de mil homens. Como pode se esconder das mudanças?

-Eu não me escondo delas… Estou sempre olhando para elas. Tenho consciência de sua aproximação… Mas ainda assim, mantenho…

-Distância! – disse o espelho dos céus.

-Distância! – eu assenti.

E então o espelho do céu voltou a se esconder atrás das nuvens, dando um tempo para que eu conversasse comigo mesmo. Senti minha mão tremendo.

-Isso é bom!  – disse para mim mesmo – É o sinal de que algo importante está acontecendo!

Permiti que minhas mãos tremessem, que meus pés tremessem e que meu coração saltasse pela boca. Não estava no controle de nada. As mudanças estavam!

Um comentário sobre “Você não está no controle de nada

  1. Todos sentimos medo do próprio espelho, imaginar a simples ideia de que não podemos mentir nem omitir nada nos desagrada. Imaginar se ver sem suas paredes de proteção, olhar para os nossos defeitos de forma verdadeira, é muito assustador! Porém é extremamente necessário…
    Sempre me questionava porque perguntavam um defeito no momento da entrevista de uma vaga de emprego, um professor me explicou: se a pessoa conhece o próprio defeito, ela sabe que tem que mudar naquele ponto, demonstra maturidade. Porém se a pessoa não sabe, ou diz um defeito qualquer, mostra que ela ainda não se conhece bem o suficiente para crescer e se ela não crescer como pessoa, dificilmente seu trabalho e o rendimento cresceram, afetando assim a empresa.
    Não faz sentido?

ComentAnderson

