O dia em que o mal sucumbiu ao bem: o encontro da luz e das trevas

buda e o assassino

Dizem que em algum lugar no meio da floresta, caminhavam dois homens: um era bom e justo, dedicava-se ao amor e a sabedoria, bem como às suas práticas diárias; O outro era um cruel e sanguinário assassino e todos temiam caminhar por aquela belaas

-Sei que você deve ter sofrido profundamente nas mãos de outros humanos. Os homens podem sim ser muito cruéis. Tal crueldade vem da ignorância, do ódio, do desejo e da inveja. Porém eu lhe digo que os humanos também podem ser bons. Aprendi o caminho que transforma a crueldade e a bondade. O único caminho que conheceu até hoje é o caminho do ódio. É nesse caminho que você está agora. Eu repito: você deveria parar.

-Mas eu já fui longe demais no caminho da destruição. Não é mais possível voltar atrás. Ninguém me deixaria viver em paz depois de tudo o que eu já fiz.

O homem bom então disse:

-Acredite que será protegido se fizer o voto de abandonar sua mente de ódio e dedicar-se a aprender outros caminhos. Passe a servir aos outros. Não tenho a menor dúvida sobre isso. És um homem inteligente. Lhe repito: você deveria parar.

O homem cruel então se ajoelhou e fez seus votos de abandonar o caminho maligno e aprender a compaixão. Em um instante, todo seu ódio havia sido transformado. Ele ainda não sabia o que existia em seu coração, mas estava ansioso para limpar o sangue de suas mãos. Apanhou uma flor do chão e a cheirou: ali estava a sua primeira recompensa.

Ali também compreendera: nunca era tarde demais.

PS: o texto acima é baseado em “O ENCONTRO DE BUDA COM O ASSASSINO ANGULIMALA: UMA HISTÓRIA SOBRE A HUMANIDADE E O FIM DA VIOLÊNCIA”. O texto original pode ser lido aqui.

ComentAnderson

