Derrube as suas barreiras ou se aprisione com elas

barreiras, muros e muralhas

Érico Veríssimo disse uma vez que “Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento”. Tijolo por tijolo, as pessoas vão construindo suas muralhas e barreiras numa tentativa pífia de tentar não manter nada por perto. O que elas não percebem é que as mesmas barreiras que lhes protegem são as que lhe aprisionam. A vida não acontece em um cantinho com altas barreiras erguidas. Não, a vida acontece quando você mantém o peito aberto e presta atenção. As oportunidades estão por toda à parte, muito além da sua zona de conforto.

Refleti profundamente sobre as barreiras que as pessoas construíram. Ainda não inventaram uma alta o suficiente que eu não pudesse passar, mas me peguei pensando sobre aquilo. Que direito tinha eu de remover os tijolos alheios? Como todo bom ser humano, com meus pecados e falhas… Também tinha algumas barreiras erguidas. Ao invés de tentar destruir a ilusão do outro, me concentrei apenas em remover os meus próprios tijolos. Minhas barreiras não eram tão grandes assim então não tive muita dificuldade.

Sorri ao ver que elas não me protegiam de nada. A liberdade tem um valor muito maior do que qualquer barreira que sejamos capazes de levantar. Mesmo assim, levantamos-as por pura incapacidade e por puro medo: de amar, de receber amor, de ver a vida com aqueles olhos. Me recuso a me acorrentar à qualquer barreira e viver de ilusão. Não, eu preciso da realidade. Se eu me decepcionar, que assim seja. Se eu me machucar, que assim seja.

Cuidado ao erguer suas barreiras, pois quando você tentar as derrubar (e acredite em mim, cedo ou tarde você irá precisar fazer isso) elas podem desmoronar sobre a sua cabeça. Eis que você a ergue tão alto que não consegue mais ver a luz do sol. Essa é sua prisão. Achou aconchegante? Destrua-a ou se arrependa, pois a vida não lhe perdoará por mantê-la longe.

ComentAnderson

