Não permita que o comportamento negativo alheio una-se ao teu interior

comportamento negativo e negatividade

Tem gente que nos faz bem com um sorriso, com um gesto, com uma carícia. Sem perceber, “capturamos” esse pequeno gesto, esse pequeno sorriso e essa pequena carícia e colocamos dentro de nossos peitos, de um modo que possamos visitá-los sempre que preciso. Cada vez que nos lembramos daquele sorriso, sorrimos junto com ele. Cada vez que pensamos naquele gesto, queremos trazer ao mundo exterior um gesto de afeto. Cada vez em que visitamos aquela carícia, queremos retribuí-la.

O seu interior é um local sagrado, um local divino. É um mundo do qual você conhece muito pouco e ainda que dedique a sua vida inteira a conhecê-lo, não o conhecerá inteiramente. O teu mundo interior é muito maior do que o mundo exterior em que vivemos. Dentro de nós, vive todo o universo. É um lugar seguro, acolhedor. É o que permite que tenhamos paz. O amor só transborda para o lado de fora quando o encontramos dentro de nossos peitos.

Li uma frase em algum lugar em um dia desses e não me lembro do autor. Ela dizia algo do tipo “não permita que alguém entre em sua mente com os pés sujos”. Temos essa tendência, não temos? Levamos para o nosso interior aquilo que é descartável, aquilo que não queremos que viva com a gente. Em especial, o comportamento alheio.

large (2)

 

Do mesmo jeito que um sorriso nos provoca um sentimento bom, a pura presença de outro alguém pode nos provocar um imenso desconforto. Sentimos aquela energia insólita que nos embrulha o estômago. Acabamos trazendo esse desconforto para junto da gente. Trazemos o comportamento alheio para os nossos pensamentos, para a nossa cama antes de irmos dormir. Deixamos que o comportamento alheio transforme a nossa maneira de pensar e mude o nosso modo de agir.

Não deveríamos, de jeito nenhum, levarmos o comportamento alheio para o nosso interior. Aquele espaço está reservado para os sorrisos, para o amor, para o perdão. Não podemos permitir que o comportamento alheio entre ali quando a energia estiver empregada com ressentimento, desprezo, desarmonia.

O que acontece dentro da gente acaba refletindo no lado de fora. Quando deixamos que comportamentos venenosos entrem em nosso interior, permitimos que esses comportamentos contaminem a gente. Quando permitimos essa “invasão”, acabamos repetindo comportamentos semelhantes em nossa vida. Você vê? Quando trazemos para dentro aqueles comportamentos desprezíveis, acabamos transformando quem nós somos em algo que jamais deveríamos nos tornar.

Nunca pense em “dar o troco” nem em nada do tipo. Faça uma faxina dentro de você, retirando de lá as pessoas e os comportamentos que não lhe pertencem. Guarde ali os sorrisos encantados e não as atitudes contaminadas. Não seja intoxicado pelo comportamento alheio, pois do contrário você estará verdadeiramente perdido. Nunca permite que alguém caminhe para dentro de você sem sua autorização. Não permita que algo impuro envenene o teu interior.

Anúncios

ComentAnderson

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s