Tudo o que você precisa saber pra aproveitar a sua vida em menos de dois minutos

aproveitando a vida

Sem rodeios e direto ao ponto: Alan Watts costumava comparar a vida com a música. Segundo ele, o propósito da música era a própria música e nada além disso. Você gosta de ouvir a sua música predileta pelo ritmo, pela batida e pela letra (quando houver letra em sua música predileta),  você não ouve música para ouvir o final dela. Ninguém ouve uma música para ouvir o final dela. Segundo Watts, se as pessoas ouvissem música apenas pelo final dela tudo o que elas seriam capaz de apreciar seria um último acorde barulhento, um último som. A música perderia todo o sentido se ela fosse ouvida somente para que seu fim pudesse ser aproveitado.

É exatamente sobre isso que é a vida. O propósito da vida é a própria vida – do mesmo modo que o propósito da música é a própria música. Assim como na música, na vida você deve aproveitar a melodia. Você perde completamente a ciência do tempo quando está ouvindo sua canção predileta e deveria ser capaz de fazer exatamente o mesmo com a vida: Apreciar a melodia.

Se você ouvir a canção da vida apenas para apreciar o seu final, saiba que o final dessa canção é a morte. A morte é aquele acorde ou ruído violento. A vida é a melodia. Aprecie-a. Ouça-a quantas vezes desejar e sempre lembre-se de voltar a ouvi-la. Não espere pelo ruído violento ou pelo acorde barulhento: Simplesmente aprecie a melodia – na vida e na música.

Alex Watts, – a principal inspiração para esse texto – foi um escritor e filósofo britânico que faleceu em 1973, aos 58 anos.

Anúncios

ComentAnderson

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s