Para não ser cuzão: Pare de enxergar Ideologia Política em absolutamente TUDO

5645646

“Ideologia, eu quero uma pra viver” – e você também, eu aposto. Evito sempre tratar de política nos meus escritos, mas chego em um momento no qual não posso me calar. Creio eu que o fato de o brasileiro passar a discutir política com uma maior veemência nos últimos anos provavelmente ofereça algum benefício futuro ao país que sempre teve instaurada a “despolítica” e o “desgoverno“. No momento, entretanto, discutimos política de um jeito primitivo e inócuo, de modo que nos impossibilitamos de prover as mudanças que seriam ideais para a “pátria amada”.

Mas nem de longe pretendo aqui desbravar minhas próprias ideologias políticas, embora necessite reafirmar o que todos que me conhecem já sabem: Sou apartidário, nem coxinha e nem petralha. Não vou defender bandeira de partido algum aqui e gostaria muito de convidar todos os que chegaram até esse texto a fazer o mesmo: Deixe sua própria ideologia política de lado e apenas reflita sobre a única questão que será exposta aqui. Falo dessa mania chata de julgarmos os seres humanos de acordo com a própria ideologia política de cada um.

As redes sociais são o retrato de uma sociedade imbecilizada, descontrolada e que não está certa do que deve odiar. Essa sociedade despreocupada julgas as pessoas enquanto seres humanos fundamentalmente pela ideologia política que um indivíduo ou um grupo de indivíduos segue. Um exemplo claríssimo dessa “perseguição política” a qualquer um foi o que aconteceu com Chico Buarque há pouquíssimo tempo atrás. Reafirmo: Não sou lá muito fã nem do Chico e muito menos do PT, mas creio que assediar qualquer um simplesmente pela ideologia política seguida pela pessoa é tão boçal quanto hostilizar qualquer um pelas suas crenças religiosas, pelo gênero ou pela orientação sexual da pessoa. Acharia igualmente boçal se Chico fosse assediado por apoiar o PSDB ou qualquer outro partido vergonhoso aos quais estamos submetidos.

O mundo não pensa como você e ninguém tem a obrigação de concordar com o teu pensamento político. E a recíproca é verdadeira, uma vez que tu não tens a menor obrigação de concordar com a ideologia política de um terceiro. O que você e todos nós devemos fazer, entretanto, é coibir esse julgamento pessoal por trás de uma opinião política ou pela ausência de uma opinião política condizente com aquilo que tu acreditas ser melhor para esse país cansado e amargo.

Proponho, então, uma novidade: Quando algum artista divulgar um trabalho de qualquer espécie, analise-o por aquilo que ele está apresentando. Ignore a ideologia política do mesmo apenas por um instante. Você pode (e ressalto: não deveria, mas pode) simplesmente desgostar de alguém pelas posições políticas adotadas pela pessoa, mas você realmente deve respeitar tais opiniões e parar de tentar enxergar ideologia política em absolutamente tudo.cxc

O fato de uma pessoa vestir vermelho numa segunda-feira não significa que ela esteja afiliada a qualquer partido político ou representando aquilo que detestamos. O mesmo vale para as pessoas que vestem azul, verde ou amarelo. Existe uma coisinha chamada INTERPRETAÇÃO. Utilize-a. Ás vezes uma parede é simplesmente uma parede e às vezes uma cadeira é simplesmente uma cadeira. Precisamos urgentemente aprender a não enxergar ideologia política em tudo. Isso é tão desnecessário quanto hostilizar alguém tão somente pelas preferências políticas dela (ou por qualquer outro aspecto ideológico da mesma, vale apontar).

E bem, se você acreditar que esse texto tem algum aspecto que procura defender qualquer partido político, você precisa lê-lo novamente. Duas, três, quatro ou quantas vezes forem necessárias para que você PARE de enxergar ideologia política em tudo.

Leia também: Ser apartidário não significa “ficar em cima do muro”

Anúncios

3 comentários sobre “Para não ser cuzão: Pare de enxergar Ideologia Política em absolutamente TUDO

  1. Pois é. Também procuro analisar tudo com lucidez.Durante as eleições falei algo parecido sobre não me envolver em brigas inúteis e teve amigos que falaram coisas absurdas como “a ditadura que está arraigada em você não vê que hoje em dia o povo é feliz, que tem coisas.”

  2. AHAHAHAHA…Eu curto a cor vermelha, no entanto não compactuo com “os vermelhinhos”, meu logotipo é vermelho, detalhes internos do meu escritório tbm, recentemente pintei a parede externa dele de vermelho, uma pessoa q me visitou aqui ficou meio ressabiada de início, mas com o papo rolando ela soltou..”po, tanta cor e vc escolheu logo o vermelho? (deles)….hahahahahaha…tá f#$% isso ahahahahahaha.

ComentAnderson

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s