Não se desculpe por quem você é (e nem por quem você não é)

345355

Todos nós tentamos da melhor maneira possível – em nossa passagem curta e repentina por esse mundo – o alinhamento aos nossos objetivos e ao nosso destino, independentemente de acreditarmos ou não na concepção de ‘destino’. Da mesma maneira, todos nós estamos tentando fazer algo especial, algo que somente nós mesmos podemos fazer, seguindo nosso íntimo propósito em relação à vida.

Nessa jornada caótica em busca de nós mesmos, encontramos inúmeras dificuldades e obstáculos, em especial quanto à percepção de outras pessoas sobre nossa maneira de perseguirmos nossos objetivos. Tão comum quanto nos esbarrarmos nesses julgamentos alheios é buscarmos justificativas por nossa própria condução de vida. Por vezes, acabamos pedindo desculpas pelo que fazemos, pelo que dissemos, pelo que pensamos e até mesmo pelo que sentimos.

Evidentemente, cometemos nossos erros e pecados perante os outros, afetando-os negativamente. Por estes, devemos ter a sabedoria e humildade de nos desculparmos, mas nos desculpamos pelos nossos erros e não por aquilo que nós somos. Não devemos nos desculpar por nosso instintos e por acreditar em nossas próprias verdades, nem podemos pedir desculpas por aquilo que acontece dentro da gente.

Por vezes, as pessoas exigem pedidos de desculpas por quem nós somos. Da mesma maneira abrasiva, as pessoas insistirão em suas exigências por pedidos de desculpas e arrependimentos por você não ser do jeito que elas gostariam que você fosse. Elas lhe dirão no que você deve acreditar e lhe dirão o modo através do qual você deve agir, pensar, sentir e falar. Você também não deve pedir desculpas por quem você não é. Você não deve pedir desculpas por não ser a pessoa que muitos gostariam que você fosse.

Anúncios

6 comentários sobre “Não se desculpe por quem você é (e nem por quem você não é)

  1. Incrível. Seu texto não mostra apenas que não devemos repudiar o que somos, mas também a não tentar impôr regra sobre os outros.

ComentAnderson

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s