Eis o motivo pelo qual não lhe aprisionarei

4564645656

Desde que o mundo é mundo, os homens vivem com a ilusão da posse. Eles pensam que se podem segurar algo em suas mãos, tornam-se donos de todas as coisas. Aprisionam belos pássaros em gaiolas, trancam animais selvagens em zoológicos e arrancam todas as plantas e árvores do chão apenas para sentirem que estão no controle daquilo que detém.

A verdade é que o homem nunca se torna dono de nada, exceto quando se torna dono de si mesmo. E o homem que é dono de si mesmo não pretende tomar posse de nada e nem de ninguém. O homem que é dono de si ama a liberdade, e o homem que ama a liberdade verdadeiramente não deseja privar ninguém da sua própria.

Eis o motivo pelo qual eu não desejo lhe aprisionar e o motivo pelo qual eu jamais irei lhe aprisionar.

Eu não gosto dos pássaros engaiolados, dos leões enjaulados ou das plantas colhidas e transformadas em enfeites. Assim como é belo o voo das plumas dos pássaros lá em cima, são belos os leões nas selvas e belas são assim as rosas exuberantes em meio à natureza. Não tenho a intenção de possuir nenhum destes em minhas mãos.

Se por ti me encantei, me encantei com a mesma simplicidade com a qual me encanto com o voo dos pássaros, o rugido dos leões ou a beleza cativante das flores: Eles são livres de acordo com sua própria natureza.

Lembra-te da manhã quando pela primeira vez nos olhamos verdadeiramente nos olhos? Lembra-se de eu ter dito o quanto teus olhos eram belos? Encantei-me com a mesma admiração pela qual me encanto por todos os seres verdadeiramente livres que habitam o universo. Se eu tentasse colocar-te sobre correntes eu não estaria tão somente lhe privando de sua liberdade, estaria privando a mim próprio de admirar-te como tu verdadeiramente és.

Não lhe aprisiono pois não quero roubar-te o brilho de teus olhos.

ComentAnderson

