Nesse estranho planetinha azul cheio de verde

5434535

Acho que eu fugi do hospício quando saí da barriga de minha mãe. Acho que me deitei em um mundo de falsos sãos e faltos santos, vertiginosos e perdidos em seus próprios pensamentos, sedentos pelo encontro de um defeito alheio na esperança que apontar os erros dos outros possa de alguma forma amenizar todos os seus.

É um mundo belo, com constelações lá em cima. É um universo composto por uma única alma, mas as pessoas parecem não reconhece-la nelas mesmas. Elas não se perdoam, mas não hesitam ao encontrar justificativas para isso. Ninguém erra e todo mundo alterna em um pêndulo entre uma inabalável felicidade e uma tristeza compulsiva.

Nesse mundo, no qual eu cheguei há 23 anos atrás, tudo o que as pessoas fazem é mentir. Mentem sobre o que sentem, desfilando com venenos e orgulhosos de um falso orgulho. Penso que seria um mundo melhor sem as pessoas. Os animais simplesmente desfilariam e seguiriam sua própria natureza. Exceto se a natureza humana for de fato a mentira e a falsidade (o que não creio), somos os únicos animais que não seguem sua própria natureza em todo o planeta (e talvez até no universo inteiro).

Acho que fugi do hospício. O louco devo ser eu, não todos os outros.

É um estranho planetinha azul. Por si só, é belo e apreciável. Por si só, é o suficiente. Mas eles, aqueles que não são loucos, insistem em destruí-lo. É como se tivéssemos um botão vermelho que nos ilumina e faz com que paremos de destruir o planetinha azul, mas nenhum homem ou mulher viva que nele habita parece ter a intenção de apertá-lo. Se eu digo que quero apertar o botão vermelho para que o mundo pudesse girar bela e perfeitamente, me respondem que “não há botão vermelho algum”.

Onde foi que esconderam o botão vermelho?

Talvez ele esteja em nossos peitos, mas não nos basta apertá-lo para que tudo se resolva. Todos, enquanto unidade, deveríamos apertar individualmente nossos botõezinhos vermelhos. Mas ninguém o faz. É difícil ser louco em um mundo de falsos sãos e falsos santos.

Mensalmente, alguém diz que o planetinha azul irá acabar, como se ele pudesse sumir de uma hora para a outra. Mas não vai. Quem irá acabar seremos nós. O planetinha então ficará mais feliz: Mais azul, mais verde.

ComentAnderson

