No canto de um país triste

um pais cansado

O BRASIL ESTÁ CANSADO.

Essa foi a única conclusão plausível que alcancei em 23 anos olhando para uma bandeira amarrotada nas cores verde, amarelo e azul. Não tem muito segredo nisso e o país sequer faz cerimônia… As pessoas não fingem estar empolgadas com o futuro na rua. Estão todas cabisbaixas, arrancando asas de mosca e chutando pedras.

Esse país é um alcoólatra e ainda que finja perante a Deus e ao mundo que não beberá na noite de hoje e ainda que seu estômago esteja arruinado de beber um drinque após o outro, ele beberá. É um país que bebe porque já desistiu de tornar-se decente, como tantos que vivem nele fazem. Ainda assim ele promete e as pessoas fingem acreditar, do mesmo modo que fingem sentir orgulho da bandeira nas cores verde, amarelo e azul que só tiram do armário e sacodem a poeira quando o país chega em uma final de copa do mundo.

Ah sim. É um país triste, cansado e bêbado. Se encontrássemos esse país na rua, provavelmente ele iria nos pedir um trocado e educadamente diríamos que não temos um, enquanto cuidamos de nossas próprias vidas. É um país em vão, redundante, carente. Tem tão pouco de país que nem ao menos podemos chamar-lhe assim. Simplesmente afagamos sua cabeça, sentindo verdadeira piedade dele (e de todos nós).

Vivemos em uma piada. Uma piada que já fora contada tantas vezes… Tantas vezes que já perdera a graça.

Abra bem os olhos quando andar por aí, pois no país da alegria reside o preconceito, a miséria, o “olho por olho”. Abra bem os olhos para não tropeçar em suas ruas esburacadas. E não esqueça em hipótese alguma de pagar o imposto de renda. Não se esqueça também de estar sempre alerta, pois se Deus realmente é brasileiro, Deus talvez não seja tão bom assim.

E que tenha piedade de nós.

Ou que ao menos aprendamos a rir de nós mesmos novamente, como se fossemos uma piadas que somente nós entendemos. Se fores para a cama com esse país, saiba que ele é estéril e que não irá lhe gerar quaisquer filhos. Se tiver sorte, nem ao menos irá querer levá-lo para a cama.

Anúncios

ComentAnderson

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s