Seja realista, espere por milagres

Ao longo dos últimos anos eu vi muita gente próxima de mim tomar rumos diferentes, sobretudo em se tratando do modo como as pessoas encaram ao mundo e a elas mesmas. Todos nós temos uma visão um pouco distorcida sobre alguma coisa, não temos? E, afinal, como realmente são as coisas? Algum dia estivemos verdadeiramente próximos da realidade, enquanto nos perdemos em nossos pensamentos?

Sempre vi a mim mesmo como um realista, do tipo “espere pelo melhor, mas se prepare para o pior”. A vida é inevitável e imprevisível e por isso nunca sabemos se estamos fazendo a coisa certa, se estamos no lugar certo na hora certa, se estamos realmente sendo (ou nos tornando) as pessoas que deveríamos ser.

Talvez o destino tenha alguma coisa a ver com isso. Talvez acreditar no destino tenha me transformado em uma pessoa mais realista do que otimista. E vem sendo dias difíceis para se manter o otimismo, não é? Com o mundo de pernas para o ar, a gente acaba esquecendo um pouco de olhar pra dentro, de se cuidar. Esquecemos até mesmo de nossa mais preciosa e grandiosa missão nesse planeta Terra: conhecermos a nós mesmos.

A gente confunde ser realista com ser pessimista. Percebi minha confusão ao me ver obcecado pela realidade, mas a olhando de um jeito que eu não a tinha visto antes, como se tudo estivesse a um passo de dar errado. Pensei então sobre a necessidade de sonharmos por longas horas de sono, de meditarmos, de rezarmos. No fundo, nós sempre esperamos pelo melhor, mas acabamos não fazendo nada para que ele aconteça.

Lembra das pessoas que tomaram diferentes rumos, das que eu falei no começo do texto? Bem… Algumas dessas pessoas mantém um otimismo acima de qualquer coisa, porém em uma completa perda de noção da realidade. Não veem o mundo da forma que ele se apresenta a elas. Um tipo de otimismo forçado, onde as pessoas se obrigam a ser felizes o tempo inteiro. Soma-se isso à obsessão pelas redes sociais, de se mostrar feliz o tempo inteiro. É como se ser otimista fosse tornar tudo mais fácil.

Me recuso a deixar de tentar ver a realidade, pois é somente através dela que podemos fazer alguma coisa, nem que sejam pequenos ajustes no mundo e em nós mesmos. Me pego pensando nessas questões, sem querer me apegar demais à realidade para deixar de sonhar. Os sonhos são parte da vida, afinal, e assim eles se tornam irrealisticamente reais. Talvez abdicar da realidade seja o melhor a se fazer, fechando-se em um mundinho onde a única regra é ser otimista o tempo todo, só falando sobre coisas boas e positivas, gratidão o dia inteiro e blá-blá-blá.

Pois eu lhe digo que eu sou realista e acredito em milagres. Venho tentando não me deixar levar pelo otimismo cego e nem me aprisionar pelo pessimismo natural da ilusão do pensamento. Milagres acontecem o tempo inteiro e eles talvez não tenham nada a ver com os deuses e espíritos. Eu mesmo já presenciei milagres em minha própria vida, com os quais eu jamais pensei que poderia contar, e não dei a devida importância a eles.

Se os milagres existem e se eles acontecem o tempo todo, eu não poderia me dizer realista se não acreditasse e não esperasse por eles. Tudo passa por uma questão de desacelerar, de perder um pouco do ceticismo que a gente ganha ao se olhar para a realidade. Por vezes, tudo parece ser feito de caos, mas quando olhamos com atenção, com toda a atenção que o mundo nos reservou, daí sim podemos ver os pequenos e grandes milagres que acontecem o tempo todo.

E vem sendo tempos difíceis! Nunca precisamos tanto de alguns milagres como atualmente! A coisa mais realista a se fazer é continuar fazendo o melhor que podemos, sem nos esquecer de que os milagres existem. Sem fadinhas voando ao redor das nossas cabeças, pois elas se escondem. Sem perder completamente o elo com a realidade. Sem viver apenas nas fantasias que existem dentro de nós para esquecer do mundo que nos cerca.

Sim, seja realista, não deixe de ser. Não vá para um limbo fantasioso onde você se obriga a ser otimista o tempo todo. Mas lembre-se: os milagres que precisamos fazem parte de nossas vidas. Continuamos esperando pelo melhor, mas estamos preparados para o pior.

Anúncios

2 comentários em “Seja realista, espere por milagres

Adicione o seu

ComentAnderson

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: